Angústia
Angústia é um sentimento natural e necessário da nossa vida. Todos passamos por isso, o que significa que vamos nos machucar e sim, vai doer. Se sofremos estamos vivos. Porém, se esse sofrimento se prolonga e passa a dominar a nossa vida, é preciso tomar uma atitude.
Gerada por situações como rejeição, perdas e fracasso, a angústia é a repetição do pensamento sobre a dor sentida, onde se cria um loop de pensamentos negativos que se refletem nas experiências.
Por mais que estas experiências doam muito e possam deixar cicatrizes, se não forem bem cuidadas, sua mente e seu coração podem adoecer. Dessa forma, assim como tudo na vida, temos que aprender a deixar a angústia ir embora e dar espaço para o novo entrar.
Isso se chama apego ao passado, é fechar os olhos e mergulhar em lembranças que não podem ser vividas novamente, o que pode gerar ansiedade e até mesmo comportamentos agressivos dependendo da perda.
Como eu descrevi antes, todos nos sentimos angustiados em momentos da nossa vida, o que difere as pessoas é a maneira que lidamos com o sofrimento causado pela dor. Mais uma vez, caímos em COMPORTAMENTO!
A maneira que o individuo se comporta frente esta dor, irá refletir diretamente nas emoções que serão geradas posteriormente, que podem ser negativas ou positivas. Se estou sofrendo, é por não aceitar a dor, não aceitar a dor significa que não aceito a experiência. Este fio te leva a perpetuar a angústia.
Já tive casos de apenas por ler o paragrafo anterior, a pessoa acordou de seu loop e agora com consciência, saiu sozinha deste ciclo.
Existem várias técnicas para aliviar e até mesmo sumir de vez com esta emoção, em breve irei postar mais sobre o assunto!
Até lá!